LOGIN
Como Funciona

Como Funciona
A prova OBolsista é voltada para todas as pessoas que possuam o Ensino Médio completo ou Ensino superior incompleto, idade a partir de 17 anos e 11 meses e renda de até 3 salários mínimos. Ela é aplicada através de um sistema online único e exclusivo, que garante total segurança das informações fornecidas pelos participantes em todo processo.
A prova é composta por 90 questões de múltipla escolha, exigindo as principais matérias lecionadas no Ensino Médio, essas serão divididas em quatro competências, além de uma Redação. A correção das questões do OBolsista é feita de forma automática, o que garante que todas as provas tenham uma revisão igualitária e possam ser comparadas. Já a redação, será corrigida por professores selecionados e identificados com o documento exclusivo para o profissional da área da educação (CFEP).
Após a correção das provas, o resultado é divulgado através do site oficial do Obolsista, indicando os convocados e o ranking de classificação.

Segurança da Prova
Após o encerramento das inscrições, OBolsista lançará um plug de segurança que será liberado com um mês de antecedência do início das provas.
Pela primeira vez será testado um plug que terá uma inteligência artificial e um formato em ler as informações contida na rede, dentro do ambiente, ele saberá suas movimentações dentro do IP na tentativa de fraudar o processo, ou ganhar vantagens no mesmo, para isso. A equipe libera uma chave que dará acesso apenas uma vez para um único computador, levantando a certeza de que apenas um computador foi usado por pessoa (com exceção a dois participantes inscritos na mesma rede) que possa realizar a prova.
O processo irá monitorar abertura de novas telas, pesquisas que contenha os mesmos dizeres e frases completas, captura de áudio, imagens e outros quando disponível, ou meios de supla inteligência, será usada para baixar tentativas de fraudes no sistema. Os recursos usados pelo sistema não terá interferência humana enquanto o sistema reconhecer a existência de uma possível fraude seguida de porcentagens de zero a cinquenta por cento (0 a 50%) e sua ação será autônoma, possibilitando o sistema a excluir a prova enquanto comprovado tentativas incomuns, como também poderá renovar a prova, dando segunda oportunidade enquanto não composto os cem por cento (100%) de ações contra o sistema.

O sistema estará ativo a partir da meia noite do dia da prova e será analisado daquele momento em diante até o final da prova, e tudo o que estiver sendo feito no ambiente online e no computador especifico, para trazer maior lisura ao processo, todas as pesquisas feitas sobre as provas em ambiente fora do computador seja smartphone ou tablets que esteja ligado ao mesmo ambiente, poderá e será usado na baixa do sistema.
As provas terão respostas específicas onde poderá ser interpretada de maneiras diferentes neste quesito; respostas especificas que fugira do tradicional, para tanto, a equipe estará preparada para entender o raciocínio nacional e dividi-los por estado. E assim iniciar novos processos.